Imagem capa - O significado da aliança de casamento  por Walter Junior
Dicas para Noivas

O significado da aliança de casamento



A aliança de casamento é uma simbologia, cujo significado é um compromisso entre duas pessoas, possui um formato circular, o que remete a eternidade, pois um círculo não tem início e nem fim, assim como é visto o casamento, uma união de duas pessoas cujo o objetivo é perdurar por toda a vida.

Esse costume surgiu na Europa, e inicialmente somente as mulheres utilizavam, os antigos acreditavam que a aliança de casamento deveria ser usada no dedo anelar pois o mesmo teria uma conexão direta com o coração.

Antigamente, a aliança não era considerada apenas uma representação do amor de duas pessoas, mas também se relacionava com o dote que a noiva trazia para o casamento, onde muitas vezes era negociado previamente pelos pais dos noivos.

Mas só a partir do século IX que a igreja cristã começou a usar a aliança como símbolo de união e com o passar dos anos a aliança agregou ainda mais significado e sentimentos.

Existe tanta simbologia e lembranças por trás de um simples objeto, além disso, o momento da troca das alianças é um dos mais emocionantes e esperado na cerimônia, onde o casal promete ser fiel, amar e respeitar o outro por todos os dias da sua vida, e a aliança é o objeto que está ali presente e tem o objetivo de guardar esse momento para sempre.

Levando em consideração a sua importância, é essencial que a escolha desta joia que representa tanto, seja feita pelos noivos. Há ainda quem prefira utilizar a mesma aliança do noivado, mas de qualquer forma, ambas devem ser escolhidas com muito carinho, e aqui daremos algumas dicas.

A primeira coisa que os noivos devem fazer é pesquisar os modelos e escolher qual mais se identificam e gostam, lembre-se a aliança não é apenas uma joia, é uma lembrança que você vai carregar no dedo por toda a vida e irá representar o compromisso que você tem com o amor da sua vida e por isso não se deve escolher a primeira que encontra.

Atualmente existem muitos modelos de alianças, apesar dos modelos tradicionais com ouro amarelo e sem nenhum detalhe serem ainda as mais vendidas, há quem prefira as alianças prateadas, as de ouro rosé ou branco, ou ainda quem prefere ousar ainda mais e misturar os metais disponíveis, mistura de cores, tamanhos, detalhes, o que melhor representar o casal.

Além das opções tradicionais existe a possibilidade de personalizar a aliança de casamento como preferir, ou existem lojas especializadas que possibilitam que você faça a aliança com as suas próprias mãos, dá para acreditar?

Se você não é daqueles que gostam do tradicional, o modelo de pedras preciosas com gemas e diamantes podem trazer ao design muito mais glamour e delicadeza e traz a possibilidade de você adicionar uma pedra na aliança a cada ano que passa, legal ne?

Depois de escolher o modelo que você mais gostou é hora de experimentar o anel e observar o quão confortável ele pode ser no seu dedo, observe com cuidado os detalhes e acabamentos, lembre-se, é uma joia que você usará por toda a vida.

O mais importante é que você escolha a aliança que mais se identifique com o casal, que possa expressar todo o sentimento e memórias que ficaram guardadas para sempre em uma joia.

Se ficar em dúvida entre dois ou mais modelos, deixe-os reservado e volte quantas vezes for necessário para provar. Nunca compre a sua aliança sem ter plena certeza de que é a que você mais gostou, lembre-se da importância que ela tem.

A celebração do casamento, por mais importante e marcante que seja termina na noite em que acontece, o que perdura para sempre são as lembranças deste dia tão especial, não deixe de investir em uma joia que represente para você todo o sentimento depositado neste dia, use e abuse da criatividade e bom gosto, e aproveite toda a magia da escolha deste objeto tão significativo.