Imagem capa - SOCORRO – OS NOIVOS ESTÃO ESTRESSADOS! por Walter Junior
Casamento por Fabricio Simões

SOCORRO – OS NOIVOS ESTÃO ESTRESSADOS!

Depois de realizar algumas celebrações de casamentos percebo uma coisa comum a todos os casais: A Expectativa pela Celebração! A ansiedade que antecede o “grande dia”. 


:: Será que ficarei nervoso(a)? Ficarei trêmulo(a)? Vou chorar? E se chover...


:: E se os padrinhos e os convidados se atrasarem?


:: Será que o Celebrante chegará no horário... e se ele não chegar?! Sem a noiva, sem o noivo e sem o celebrante não tem casamento...


:: Enfim, será que vai dá tudo certo?


Não poderia ser diferente, afinal esse não é apenas mais um evento social. É um dia de concretizar sonhos! De celebrar o afeto entre duas almas.

Então, se sentir moderadamente nervoso, levemente tenso... é normal! Mas, cuidado para esses sentimentos não se tornarem muito intensos, dramatizados ou infundados!

Essa intensidade pode abalar psicologicamente os casais, e alguns chegam a “discutir feio” na véspera da Celebração, o que é terapeuticamente desaconselhável. Esse é o momento para exercitar a paciência, a indulgência, a resiliência com o(a) parceiro(a).

Então sempre dou algumas dicas terapêuticas nas reuniões que faço com os noivos!



                                                                   


:: COM DUAS SEMANAS DE ANTECEDÊNCIA:


:: Façam um “check list” de tudo que ainda estava para ser organizado. Isso dará uma REAL dimensão do que está pronto ou o que falta preparar, assim vocês não sofrem desnecessariamente. 


:: Esse é o momento para “ser chato” com os fornecedores. Revisem os contratos e certifiquem-se que as informações e instruções foram bem compreendidas.


:: Deleguem algumas atividades para pessoas de sua confiança (amigos, padrinhos, parentes....). Mas, devem ser pessoas comprometidas com o evento. Elas podem inclusive acompanhar os fornecedores em alguns momentos, o que vai te passar certa tranquilidade.


:: Se estão pensando em alguma “festinha de despedida”, esse é o momento mais adequado. E lembrem-se que mesmo na “empolgação” é inteligente zelar pela “moderação” e o respeito pelo seu(sua) futuro(a) companheiro(a). Vejam isso como mais um “pequeno rito de passagem” que antecede o “grande dia”, uma ótima oportunidade para compartilhar alegria com os amigos e diminuir a tensão.


                                                               

:: COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA:


:: Sei que é difícil, afinal parece que ainda tem tanta coisa fora do lugar, mas tentem desacelerar! Reservem horários nessa semana para assistir um filme de “comédia romântica” com o(a) noivo(a). Ou mesmo que a “grana esteja curta”, façam um mimo: compre flores, mande uma música especial, deixe um recadinho...


:: Comecem a internalizar que algumas coisas podem não sair TOTALMENTE do jeito que vocês planejaram. Mas, isso não vai estragar a festa.... o dia especial do casal! Acredite, ele será um evento único, especial, para vocês e para os convidados.


:: Evitem as famosas “DR”. Vocês terão muito tempo para isso. E, se ainda não pararam para pensar nesse assunto, comecem imediatamente a internalizar uma verdade: Ninguém é perfeito(a), mas todos temos coisas legais, positivas! Esse é o momento de focar nesses aspectos positivos do seu(sua) parceiro(a).


:: NO DIA ANTERIOR AO EVENTO


:: Bebam bastante água, ou líquidos favoráveis a hidratação. Sua pele agradecerá, mas principalmente o seu humor. A falta de água no organismo deixa as pessoas irritadas.


:: Procurem dormir cedo, descansar! O cansaço, além de exigir mais da “maquiagem”, vai também deixar o casal sem força, sem brilho de alma. Caso estejam ansiosos, utilizem recursos naturais como Óleo Essencial de Camomila ou Lavanda, ou chás e sucos que tenham a propriedade terapêutica de minimizar a ansiedade.


:: Evitem assuntos, filmes, e principalmente as pessoas negativas!


:: NO DIA DO EVENTO


:: Evitem a tentação de acompanhar os preparativos da celebração e da festa. Deixem isso com os fornecedores, com a Cerimonialista e com seu “anjo da guarda” = algum amigo de confiança.


:: Fiquem bem bonitos para vocês mesmos e para o seu par.


:: Em respeito aos seus convidados, tentem não atrasar muito. 


:: E o mais importante de tudo: :: RELAXEM e curtam a Celebração e a Festa.


Seguindo essas dicas não posso garantir que a festa será IMPECÁVEL, mas posso assegurar que vocês estarão muito mais tranquilos. Sentirão a força do amor na Celebração e curtirão a festa de maneira única.

Acho que é isso! O restante deixa por conta do UNIVERSO!


Texto: Fabrício Simões

INSTAGRAM @celebrante.fabriciosimoes